Buscapé e Bondfaro

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Carlos Burle é campeão mundial de surf de ondas gigantes



Doze anos após vencer o primeiro evento de ondas grandes, em Todos os Santos, México, que teve status de título mundial, Carlos Burle sagrou-se campeão do primeiro circuito mundial de ondas grandes na remada. O big rider chegou a final dos 4 eventos que valiam pontos para o ranking e, devido sua atitude em face às condições extremas, teve sua performance exaltada pelos competidores e organizadores em todos as competições. O prêmio foi entregue no sábado, 24 de abril, em San Clemente, na Califórnia, em uma cerimônia com a presença dos principais nomes do surf em ondas grandes, como Mark Healey, Chris Bertish, Grant Baker, Greg Long, entre outros.
Segundo Burle, a vitória não pertence somente a ele, mas a todos os atletas e ao esporte. Carlos disse aos surfistas convidados presentes: “Todos vocês subam aqui e segurem esse troféu comigo,” pedido que foi atendido por seus companheiros de competição. E completou: “Estou muito feliz de estar aqui, já com 42 nos, e remar nas ondas com vocês, sempre estendendo os limites. O que nós fazemos lá não é nada fácil. O que fazemos é a coisa mais estressante do mundo. Nós nunca sabemos quando vai acontecer. Não há um cronograma fechado para nós. Temos que viajar de última hora, normalmente de madrugada, para depois nos depararmos com aquelas ondas monstruosas. Nós somos os seres humanos mais bem preparados no mundo,” disse ele exaltando todos os surfistas de ondas grandes.
Os resultados que contaram para o ranking da temporada 2009/2010 foram baseados nas finais do “Quiksilver Ceremonial Punta de Lobos” no Chile, “Billabong Pico Alto Invitational” no Peru, “Mavericks Surf Contest” na Califórnia, e o “Todos Santos Big Wave Event” no México. Segundo o diretor do tour de ondas grandes, Gary Linden, essa temporada teve suas maiores ondas surfadas em Mavericks, sendo as maiores já surfadas na história da competição. “O termo ‘ondas grandes’ agora se aplica a algo maior do que era,” concluiu Gary.
Para o ranking do Big Wave World Tour, somente os finalistas foram premiados com pontos baseados em uma estrutura única que agrega o verdadeiro espírito do surf em ondas grandes – surfar as maiores ondas. Cada evento recebeu seus pontos baseados no tamanho das ondas (mínimo de 12 a 15 pés) com ondas maiores valendo mais pontos. Esse sistema foi pensado para premiar o surfista que venceu as etapas em que o maior estava maior e consequentemente pegou as maiores ondas.
O Big Wave Wolrd Tour (2010/2011) já tem pelo menos 5 eventos confirmados para a próxima temporada (2010/2011): Punta de Lobos (Chile), Pico Alto (Peru), Mavericks (Califórnia), Todos os Santos (México) e Nelscott Reef (Oregon). A temporada se inicia no Chile com o Quiksilver Ceremonial, que já está com a janela de espera aberta desde primeiro de Abril, e que se estende até 31 de Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário